Laboratório ExataAgro

Visite nossas divisões:

Metais Pesados
Pharma & Foods

Blog

/

Conheça os benefícios do plantio direto

Publicação: 01/09/2020 às 14:58 | Autor: Laboratório Exata

O plantio direto é uma técnica de cultivo na qual procura-se manter o solo sempre coberto por resíduos vegetais e sem revolvimento. O sistema já é aplicado no Brasil desde 1970, e quando bem executado, gera ganhos de até 30% na produtividade em comparação ao sistema convencional.

 

O país é hoje um dos países com a maior área de plantio direto do mundo, com 32 milhões de hectares. Entre os principais benefícios do sistema, estão:
 

- redução no uso de água;
​- redução da erosão;
-
maior conservação do solo;
-
aumento de produtividade na lavoura.

 

A cobertura do solo tem por finalidade protegê-lo do impacto direto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica. O plantio direto pode ser considerado como uma modalidade do cultivo mínimo, visto que o preparo do solo limita-se ao sulco de semeadura, procedendo-se à semeadura e a adubação.

 

Por outro lado, o sistema de plantio direto na palha requer assistência técnica especializada, além de palhada para cobertura do solo e da rotação de culturas, que vai facilitar o manejo de plantas daninhas, pragas e doenças. Assim, muitas áreas de pastagem têm sido introduzidas em áreas anteriormente destinadas a cultivos agrícolas, por alguns anos, com o objetivo de promover a rotação de culturas e, também, culturas agrícolas sendo introduzidas em áreas de pastagens.

 
Esta publicação não possui nenhum comentário ainda. Seja o primeiro, preencha os campos abaixo!

Diferenciais Exata

Pode comparar. O Laboratório Exata é o líder no Centro-Oeste e um dos melhores do país, oferecendo o melhor custo-benefício
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet