Publicação: 01/09/2020 às 14:58 | Autor: Laboratório Exata
O plantio direto é uma técnica de cultivo na qual procura-se manter o solo sempre coberto por resíduos vegetais e sem revolvimento. O sistema já é aplicado no Brasil desde 1970, e quando bem executado, gera ganhos de até 30% na produtividade em comparação ao sistema convencional.
O país é hoje um dos países com a maior área de plantio direto do mundo, com 32 milhões de hectares. Entre os principais benefícios do sistema, estão:
- redução no uso de água;
- redução da erosão;
- maior conservação do solo;
- aumento de produtividade na lavoura.
A cobertura do solo tem por finalidade protegê-lo do impacto direto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica. O plantio direto pode ser considerado como uma modalidade do cultivo mínimo, visto que o preparo do solo limita-se ao sulco de semeadura, procedendo-se à semeadura e a adubação.
Por outro lado, o sistema de plantio direto na palha requer assistência técnica especializada, além de palhada para cobertura do solo e da rotação de culturas, que vai facilitar o manejo de plantas daninhas, pragas e doenças. Assim, muitas áreas de pastagem têm sido introduzidas em áreas anteriormente destinadas a cultivos agrícolas, por alguns anos, com o objetivo de promover a rotação de culturas e, também, culturas agrícolas sendo introduzidas em áreas de pastagens.