Laboratório Exata

Blog

/

Benefícios da adubação orgânica

Publicação: 26/02/2020 às 10:55 | Autor: Laboratório Exata

Além dos adubos químicos, é possível optar pelo uso do adubo orgânico. Mas você sabe do que ele é composto, sua relação C/N ou até mesmo o que ele beneficia? Caso não saiba, fique tranquilo. Te explicaremos nesse texto um pouco mais sobre o assunto.
Adubo Orgânico? Húmus?
O adubo orgânico tem relação direta com o húmus. Veja agora o motivo!
Esse material fertilizante tem em sua mistura resíduos de origem animal e vegetal. Como: folhas secas, gramas, restos vegetais, restos de alimentos e esterco animal. Ao se decompor, seu resultado é o húmus.
O húmus é o fruto da ação de diversos microorganismos sobre os restos animais e vegetais. Sua composição média deve apresentar valores em torno de 58% de carbono e 5% de nitrogênio.
Como funciona a relação C/N?
A relação carbono nitrogênio (C/N) é a proporção de carbono contida em cada material em relação ao nitrogênio. Esses dois elementos são muito importantes para os seres vivos e seu perfeito balanço entre proporções é responsável pela eficácia da sua adubação.
Caso não estejam com valores certos, podemos observar os seguintes problemas:
- Relação C/N elevada: motiva a competição pelo N disponível entre os microrganismos e as plantas. Ou seja, ocorrerá o retardo no aumento de temperatura, demora no processo e seu produto final apresentará baixos teores de matéria orgânica.
- Relação C/N baixa (leguminosas): favorece o desenvolvimento microbiológicos no processo de decomposição e maior quantidade de N mineralizado. Ou seja, queda na qualidade do composto orgânico.
Benefícios da adubação orgânica
Vimos que o húmus é um composto muito rico e capaz de produzir uma adubação eficaz e orgânica. Além disso, seu uso pode trazer diversos benefícios para sua plantação. Entre outros resultados positivos pelo uso, podemos observar:
- Melhora a estrutura do solo;
- Reduz a plasticidade e coesão;
- Aumenta a capacidade de retenção de água;
- Ameniza a variação da temperatura do solo;

- Aumenta na capacidade de troca catiônica;
- Aumenta o poder tampão;
- Compostos orgânicos atuam como quelato;
- Matéria orgânica em decomposição é fonte de nutriente.

Laboratório Exata
 
No momento da escolha de um adubo orgânico ou químico, saiba que estamos juntos, Produtor. Com essas iniciativas precisas e bem fundamentadas, os resultados são certeiros: aumento da produtividade e da receita líquida.
 
Já atuamos há mais de duas décadas auxiliando na tomada de decisões do agronegócio, entregando análises agroindustriais confiáveis e com qualidade.
 
 Solicite um atendimento
Esta publicação não possui nenhum comentário ainda. Seja o primeiro, preencha os campos abaixo!

Diferenciais Exata

Pode comparar. O Laboratório Exata é o líder no Centro-Oeste e um dos melhores do país, oferecendo o melhor custo-benefício
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet