Laboratório Exata

Blog

/

Arquivo: janeiro/2020

3 problemas acarretados pela nutrição excessiva

Publicação: 22/01/2020 às 14:53 | Autor: Laboratório Exata | Comentários: 0



Como já sabemos, a adubação é um
a parte muito importante do cultivo. Mas, existe um limite para que esse uso não seja excessivo e acarrete em problemas para a sua lavoura e para o seu bolso, e até traga prejuízos ao solo e ao meio ambiente.
 
A questão é bem séria, pois algumas delas podem até mesmo comprometer as safras seguintes e até todo seu solo de cultivo.

Para evitar isso, nada melhor que conhecer mais a fundo alguns problemas. Veja quais:

1 - A
ntagonismo
 
O chamado antagonismo é um efeito ocasionado pelo excesso de nutriente do solo. Ao exceder esse limite, acontece uma redução considerável de absorção de outros pela planta.
 
Além disso, podemos notar a chamada Inibição Competitiva. Ela é considerada quando os nutrientes competem pela maior absorção e aquele em excesso pode bloquear a absorção dos outros.
 
Esse efeito é claramente visto através da relação de equilíbrio do potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg). Esses teores precisam estar em harmonia para sua total absorção e resultados na lavoura.
 
2 - Doenças
 
Sim! Uma planta com nutrientes desbalanceados, fica vulnerável à possíveis diversas doenças oportunistas. Essa condição de desequilíbrio atinge diretamente o potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg).
 
Um exemplo claro é do potássio, sua deficiência promove o aumento de aminoácidos e açúcares solúveis na folha. Sabe o que isso acarreta? Na germinação de esporos e crescimento dos fungos.

3 - Salinidade


Se você observar bem, no rótulo do seu fertilizante é possível ver que ele em si já possui um nível de salinidade de uso ideal. Neste caso, seu excesso gera um aumento considerável na salinidade do ambiente e traz um efeito de estresse a planta.
 
Então, podemos observar dois efeitos bem negativos: estresse osmótico (faz com que a planta sinta necessidade constante de água) e o estresse iônico (toxidez).


Resultados e exatidão na escolha
Viu como é importante esse acompanhamento de perto do que é usado na sua lavoura?
 
Sabia que essa prática de controle pode diminuir custos desnecessários consideravelmente?
 
Mas, você nos pergunta: “como?”. Te diremos agora! Através da análise de fertilizantes e corretivos. Esse é um método muito eficaz, pois te assegura sobre a procedência e efetividade do adubo utilizado em sua lavoura.


Para que perder tempo e dinheiro? Para se certificar que esses níveis estejam corretos, solicite a sua análise com a gente.

Agende uma visita clicando aqui
3 problemas acarretados pela nutrição excessiva

Diferenciais Exata

Pode comparar. O Laboratório Exata é o líder no Centro-Oeste e um dos melhores do país, oferecendo o melhor custo-benefício
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet