Laboratório Exata

Blog

/

Arquivo: agosto/2016

Perfil do solo

Publicação: 18/08/2016 às 17:26 | Autor: Eng. Agrônomo - Msc - Marny Hoff Brait | Comentários: 0

A agricultura empresarial moderna está na vanguarda quanto ao uso de tecnologias variadas com o intuito de otimizar as operações do sistema de produção. O uso de sementes geneticamente modificadas, agricultura de precisão e máquinas de última geração tem contribuído para um melhor desempenho das atividades nos prazos exigidos para uma produção em escala. Algum prejuízo, principalmente para o sistema de plantio direto tem-se observado com o passar dos anos. Os fertilizantes e corretivos, em muitas áreas são aplicados diretamente na superfície do terreno, sem incorporação e em alguns casos ignorando técnicas agronômicas básicas. A rotação de culturas, que constitui etapa básica do plantio direto, é muitas vezes esquecida. O uso intensivo de máquinas, cada vez mais pesadas, deixam o solo cada vez mais compactado, prejudicando as produções e a produtividade. Verifica-se que grande parte das áreas de cultivo estão com teores de nutrientes adequados a muito altos, no entanto, existe uma dificuldade de aumento de produtividade por unidade de área. Com certeza o equilíbrio e a distribuição dos nutrientes no solo afetam a formação de raízes no perfil, indicando que devemos nos preocupar com a melhor distribuição dos nutrientes nas diferentes profundidades do solo. Também é muito importante destacar que as propriedades físicas do solo tem relação direta com a distribuição de raízes. Solos que não apresentam impedimento para o crescimento de raízes, produzem mais devido ao sistema radicular explorar um volume maior de solo e consequentemente maior acesso aos nutrientes, com isso a planta fica melhor nutrida e produz mais.
Perfil do solo

Importância do controle de qualidade no laboratório de análises agropecuárias

Publicação: 17/08/2016 às 16:29 | Autor: Msc. Maura R. Amparo | Comentários: 1

Com o passar do tempo, o conceito de Qualidade tem evoluído e tomado uma importância cada vez maior, especialmente diante das exigências por parte dos clientes. Em consequência disso, o "melhorar continuamente os processos" passou a ser a conduta adotada por várias empresas. Nos laboratórios analíticos, isso não foi diferente. A qualidade de um produto é determinada pela capacidade que este apresenta em atender as necessidades e expectativas do cliente. Para obter tal característica, ele deve ser produzido de forma adequada dentro de um determinado padrão, ou seja, esse produto deve ser produzido dentro de um sistema que chamamos de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Diferenciais Exata

Pode comparar. O Laboratório Exata é o líder no Centro-Oeste e um dos melhores do país, oferecendo o melhor custo-benefício
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet